Thursday, December 30, 2010

Quem não gosta de castelo, bom sujeito não é

Em geral as pessoas gostam de castelo. São estruturas belíssimas, com jardins maravilhosos, nos mostram um pouco do passado, etc e tal.  Estar na França e não fazer um roteiro do tipo "castelos do Loire" é quase uma heresia.

Pois eu tenho que confessar uma coisa. Eu acho castelo uma coisa uma coisa meio chata. Quanto maior, pior. Quanto mais rococó, pior ainda. Um pequeno, que dê para entrar e sair em menos de uma hora,  é o ideal.

Outro problema é lembrar o nome dos tais castelos. Na hora a gente se sente inteligente,  pronunciando aqueles nomes pomposos e acha que nunca mais vamos nos esquecer. Deixamos o local já nos sentindo mais cultos.

Pois foi o que aconteceu nesse aí da foto. Para começar, acho que é o menor castelo do Loire. Ponto pra ele. E estava vazio. Maravilha. Deu para entrar e sair em 1 hora. E nem bem deixamos o local, eu já não fazia idéia do nome. Visita perfeita. Missão cumprida!


Mas tinha um cachorros muito simpáticos e barulhentos.


Mas tem uma coisa que eu lembro da nossa "pelo castelo do Loire", em vez de "pelos castelos do Loire" - a razão porque esse esse Loire tem tanto castelo.

O Rio Loire corta a França na horizontal a uns 100-200 km abaixo de Paris. Para proteger a capital, o rei repartiu as terras em volta do rio entre seus apaniguados para que esses construam castelos e se encarreguem de formar uma linha de defesa. Assim ele terceirizava sua proteção para eles. Bacana. Boa idéia.

Outra observação meio intelectual é a diferença entre castelo e palácio. Castelo é fortificado e palácio não. Por isso, castelos costumam ficar na zona rural e os palácios em cidades. Simples e claro.

Se esse conceito é realmente verdade, o chateau que visitamos é na verdade um palais pois não tinha fortificação nenhuma. Ou seja, ainda estou devendo uma visita a um Chateau de la Loire.






No comments:

Post a Comment