Tivemos uma belíssima oportunidade de ver um festival tipicamente balinês. Particularmente interessante porque esse festival só ocorre uma vez por ano e em uma comunidade de nativos de Bali.
A grande maioria dos habitantes daqui chegou depois do século 15, vindos de outras ilhas da Indonésia. Foram esses "recém chegados" que trouxeram o hinduismo e a maioria das tradições que hoje caracterizam Bali. Os outros são os índios do Xingú de Bali.
Essa parte do festival (chamado de Usaba Sambah) consiste em uma verdadeira batalha campal entre os homens das tribos do norte e do sul. Eles vêm em grupos de mais de cem "guerreiros", desde moleques até velhos caquéticos (veja a foto).
Eles se enfrentam munidos de espadas compostas por feixes de ramos espinhosos (tipo espada de São Jorge, mas cheia de pequenos espinhos) e uns escudos mequetréfes de ratan.
Pois bem. Cada guerreiro enfrenta um outro guerreiro, os outros 200 guerreiros mais o público e as mulheres das aldeias assistem cada luta. Tipo aquele video clip do Michael Jackson, acho que Billy Jean.
O negócio é sinistro. Eles se engalfinham e passam a esfregar o feixe de espinhos nas costas do adversário. Tudo isso enquanto riem desbragadamente.
Todos se divertem, inclusive os guerreiros que estão sendo esfolados vivos.
Foi meio chocante no início, pois não sabíamos o que esperar. Achamos que seria uma batalha "ritual", mas os caras se acabavam na peleia. Os mais velhos faziam onda, mas os rapazes, cheios de testosterona, davam tudo. Alguns até voltavam para outras lutas.
A foto dos velhinhos é nossa. As outras da Internet. Está difícil fazer o upload das nossas fotas nesse hotel.
No comments:
Post a Comment