Um dos destaques
da visita à Ping´An foi nossa guia, a Tien.
De manhã, ela nos levou para passear nas montanhas para ver os terraços e foi ótimo. Caminhamos umas 3 horas e voltamos para o hotel para o almoço.
Mas estávamos com a tarde livre e pedimos que ela nos levasse para algum outro passeio. Ela hesitou um pouco, porque o "contrato" dela era fazer um tour pela manhã.
Felizmente ela topou. À tarde, ela nos levou à uma aldeia tradicional, relativamente longe da parte turística.
O passeio ganhou cores de "visita" quando ela encontrou o marido e a filhinha de 2 anos passeando pelo caminho. A tal aldeia tradicional era a vila onde ela cresceu e onde vivem o pai e a avó.
Hoje ela vive na aldeia do marido, com a família dele, conforme a tradição.
Antes de chegarmos à cada da avó ela parou em vários lugares para fazer compras - comida, coisas para casa. A avó ficou muito feliz de vê-la, principalmente porque ela pode ficar um pouco com a bisneta.
Foi uma experiência maravilhosa para nós. Passamos 1 hora na casa da avó apreciando uma cena doméstica rara de se ver, ao menos por turistas.
Deu para ver também com são as proverbiais aldeias chinesas, que abricam 10% da população do planeta.
Antes de chegar à casa da avó, também fomos à uma outra casa de família. Essa era famosa por ser a mais antiga da aldeia. Fomos muito bem recebidos com chá e vinho de arroz.
Havia duas meninhas capetas nessa casa, que fizeram um show de caretas de monstro. Crianças são iguais em qualquer lugar do mundo...