Wednesday, November 3, 2010

Epidavros

Após Atenas fomos fazer um tour pelo Peloponeso, um dos pontos chave na Grécia antiga. Era lá que ficava Sparta, Olympia, etc.

É uma região montanhosa, relativamente árida. Fomos ver as ruínas de Epidavros antes de ir para Nafplion, onde ficamos 2 noites.

Epidavros foi o mais importante centro médico da Grécia antiga, ou até mesmo do mundo antigo. O local é considerado o local de nascimento de Asclepius, filho de Apolo. Ele era considerado um deus com o poder da cura.

Os doentes chegavam em Epidavros e passavam a pirmeira noite em grande dormitório. Durante o sono, o Deus vinha e dizia o que precisa ser feito. Não sei bem como funcionava isso, mas os sacerdotes do lugar com certeza tinham alguma participação mal explicada nesse processo todo.

Fora esse dormitório comum, havia prédios com acomodações para o paciente e sua família. Foram encontrados 160 quartos para abrigar essa gente toda.

Pena que pouco se vê disso hoje em dia...

A riqueza do lugar também levou à construção de um enorme teatro, de um estádio e de outros edifícios.

O teatro continua lá. Muito bem preservado. A acústica é sensacional. Pesquisas da Georgia Tech indicaram que a pedra usada nas arquibancadas tem a capacidade de filtrar som de baixa frequencia (o murmúrio do público) e amplificar o som de alta frequencia vindo do palco. Esses gregos não eram fracos, não...

A Sofia está pulando no ponto central do palco. Ali, qualquer ruído é escutado em todo o teatro. 









No comments:

Post a Comment