Thursday, July 15, 2010

Char Kway Teow

Ary, essa é para ti...


A comida da Malásia é similar à da Tailândia. Talvez um pouco menos perfumada. O prato que eu mais gostei por aqui foi o Char Kway Teow. Na verdade, gostar é pouco. Eu adorei esse troço...

Char kway teow, literalmente fios de arroz fritos (na Wok), é um prato popular de noodles na Malásia, mas também na Indonésia, Cingapura e Brunei. É um prato típico de "hawker stall", aquelas barraquinhas de rua com um monte de mesinhas espalhadas pela calçada.

De que se trata? São fios de massa de arroz chatos, tipo fettuccine, fritos em alta temperatura em um molho de soja escuro bem leve. Vai pimenta, um tal de belachan, suco de tamarindo, camarões inteiros, brotos de bambu e um tipo de molusco. O prato é muitas vezes misturado com ovos (fica ótimo), lascas de linguiça chinesa e bolinhos de peixe.

O Char koay teow é tradicionalmente frito em banha de porco, com tostadinhos de bacon e servico sobre uma folha de bananeira em cima do prato. Não é particularmente leve. Nas partes mais tradicionais (muçulmanas) da Malásia eles substituem a banha por óleos vegetais.

É uma verdadeira delícia. Comi pela primeira vez em Penang, no conhecido Song River Café. O prato custou R$ 2, mas tive que pedir 2 porque era pequeno. Aí a conta chegou a estratosféricos R$ 4. Mas os camarões eram gigantes e tinha todos os ingredientes "supracitados". 

O problema de começar em Penang (uma ilha à oeste da Malásia, no estreito de Melacca) é que lá é o centro culinário da Malásia. É como comer a primeira moqueca em Vitória, o primeiro churrasco no Rubayat, etc. A partir daí é ladeira abaixo. 

2 comments:

  1. pelo relato e pela foto realmente é de dar agua na boca. e o preço muito bom. aproveitem bem estas delicias.

    ReplyDelete
  2. e quem acabou e perguntar de vcs e mandar um gde abraço foi o nosso amigo Antonio da padoca Aracaju. Ele foi muito simpático falando de vcs...rs... POis é, tá todo mundo com saudades da familia waismannlara por aqui! :) bjs, Ju

    ReplyDelete