Wednesday, June 30, 2010

Chegada à Malásia



Começamos nossa viagem pela Ásia com a Malásia. Depois de passar por Doha, chegamos à Kuala Lumpur ontem à noite. E ainda deu tempo de ver o jogo de Brasil durante nossa parada no Qatar!

Na verdade, só chegamos em KL (já estamos íntimos) porque fomos imediatamente transportados para uma cidade próxima, chamada Melacca (ou Melaka). O motorista passou a viagem inteira falando de futebol, da seleção, etc. Umas 2 horas. Acho que ele não vê muitos brasileiros por aqui. Principalmente durante a Copa do Mundo...

Melacca é uma cidade com forte influência colonial holandesa e inglesa. Os portugueses chegaram antes por aqui, mas os holandeses tomaram a cidade em 1641. Como houve um cerco de 6 meses, não sobrou quase nada da arquitetura portuguesa.

Conta a lenda que muitos locais tem antepassados portugueses porque esses não se abstiveram de se "misturar" com as locais. Onde foi que eu já ouvi esta história antes?

A Malásia é famosa pela tolerância religiosa e pelo convívio entre as diferentes etnias. Deu para ver isso aqui em Melacca, onde as comunidades malaia, chinesa e indiana convivem (aparentemente) muito bem.

As religiões principais estão bem representadas na Harmony Street, onde uma mesquita, um templo budista, uma igreja e um templo hindu foram construídos um ao lado dos outros. Entramos em todos (menos na igreja) em questão de minutos e fomos muito bem recebidos.

Deu até para impressionar o pessoal da mesquita com umas palavrinhas em árabe. Falar árabe aqui é sinal de erudição. O país é muçulmano, eles escutam o Alcorão em árabe, mas muito poucos sabem falar. É um pouco como o latim em outros tempos.

Fizemos um simpático passeio de Trishaw, umas bicicletas com sofazinho. Todas muito coloridas, algumas com música e tudo. Pegamos um tiozinho de mais de 65 anos que era um personagem de livro. Super animado, contava várias histórias, fazia piadas e dava conta do recado nos pedais. A Miroca e o Daniel foram com ele, escutando uma eclética trilha sonora em alto volume. Eu e a Sofia fomos atrás com um "assistente".

Ele é bem conhecido na cidade como o homem da coca-cola, porque ele usa o logo na sua bicicleta. Outra coisa interessante é o cartão dele. Além de falar sobre os passeios, preços, etc, ele diz que "fala todas as línguas". Não duvido.








2 comments:

  1. Pois é. Os Portugueses antes dominavam essas paragens. Durante a breve incorporação no império Espanhol (1580 a 1640) perdemos o domínio de muitas coisas. No século XVI e parte do XVII os Portugueses tinham o controle de muitos dos principais portos comerciais da Ásia.....e claro que não tinham problemas nenhuns em se misturar - a boa misceginação lusitana. Na verdade, Portugal em si, é uma mistura de 12 tribos vinda das avalanches dos bárbaros europeus, romanos, africanos, árabes, judeus,....e sempre se deram todos bem
    Duarte

    ReplyDelete
  2. Que linda essa bicicleta, bem diferente da que andei na Índia! ;-)

    ReplyDelete